Trends

O futuro do atendimento ao cliente inclui IA generativa, personalização e humanização

Buscando eficiência para seus clientes, Necxt oferece uma abordagem tecnologicamente avançada mantendo a humanização no atendimento

A digitalização, a intensificação do uso da tecnologia e a inteligência artificial estão provocando impactos significativos em diversos setores do mercado, inclusive no serviço de atendimento ao cliente. A evolução tecnológica nessa área tem resultado em melhorias substanciais na eficiência operacional e na experiência do cliente.

Diante desse cenário, a Necxt, empresa do Grupo Stefanini que oferece um ecossistema de soluções para criar a melhor experiência ao consumidor, já está implementando mudanças significativas para aumentar a eficiência para seus clientes. Ao mesmo tempo, busca acelerar transformações que proporcionem aos atuais e novos clientes uma oferta mais avançada tecnologicamente, mantendo a humanização no serviço para gerar mais qualidade e impacto em todo o processo de atendimento.

inteligência artificial é uma aliada essencial nessa jornada, especialmente nas operações de backoffice e de monitoria de qualidade – aqui a IA já otimizou em 80% o tempo de análise. Atualmente, essa avaliação é realizada por amostragem, mas a implementação da inteligência artificial permite analisar até 100% dos atendimentos, proporcionando uma avaliação mais precisa e a correção de falhas por meio de treinamentos e outras ações instrutivas. Embora existam diversas formas de utilizar a inteligência artificial, sua implementação é um processo que requer ajustes específicos de acordo com cada pessoa, empresa e mercado.

A expectativa para o próximo ano é que o interesse por soluções mais tecnológicas, especialmente aquelas envolvendo IA generativa, cresça significativamente. Para atender a essa demanda e garantir os melhores resultados para seus clientes e para o mercado, a Necxt está desenvolvendo soluções customizadas. Marcus Piombo, CEO da Necxt, destaca que não existe uma solução pronta, mas sim produtos e aceleradores que são adaptados de forma exclusiva para cada cliente, utilizando ferramentas preparadas para entregar um produto específico no momento certo.

Na opinião de Piombo, as exigências de um mercado em constante evolução estão levando a Necxt a se reinventar. “Em 2023, testemunhamos pequenos exemplos do potencial que o mundo espera para o futuro, e a empresa está acompanhando de perto essa tendência. Estamos realizando um trabalho intensivo e investindo consideravelmente para nos transformarmos como empresa”, enfantiza. Para ele, a expressão “call center” pode continuar existindo, no entanto, cada vez mais, essa terminologia está relacionada ao passado, a um atendimento impessoal e, muitas vezes, ineficiente. Hoje, há uma crescente demanda por resoluções rápidas que atendam às necessidades individuais.

Nesse contexto, a experiência está cada vez mais valorizada e o que impacta as pessoas é a vivência. Por isso a Necxt está focada em soluções de negócios, onde a tecnologia, em constante evolução, seja o meio para se atingir as expectativas do cliente, de forma personalizada e humanizada, trazendo mais empatia e satisfação.

“2024 já está acontecendo. Realizamos várias Provas de Conceito (PoCs) e implementações com resultados contundentes que consolidam a Necxt como um ecossistema capaz de criar a melhor experiência para os clientes dos nossos clientes”, complementa Richardson Tordin, Head de Soluções e Inovação da Necxt.

O Grupo Stefanini está focado em oferecer soluções e ferramentas para transformação digital em diversos mercados, com implementação de IA generativa em diversos setores.